Existem duas componentes fundamentais à alimentação e distribuição elétrica do sistema do seu carro: o alternador e a bateria.
O alternador é uma das peças mais importantes para o funcionamento do seu automóvel. É uma peça responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica.
A energia cinética, proveniente dos movimentos do motor, através do alternador, é transformada em energia elétrica que serve como suporte a todos os componentes elétricos do carro: luzes, rádio, sistema de ventilação, escovas, entre outros.
No motor do veículo há uma correia que faz a conexão entre as duas peças – correia do alternador. Ao ligar o carro, o motor entra em rotação movimentando a correia e gerando uma corrente alternada que é, posteriormente, transformada em corrente contínua.
Quando o carro se encontra desligado, esta função de alimentação elétrica é feita pela bateria, mas assim que se liga o motor, o alternador passa a ser o principal responsável por esta ação, conseguindo simultaneamente recarregar a própria bateria.
Deve substituir o alternador do seu carro quando verificar que este já não cumpre as suas funções como seria expectável. Por norma, deverá trocar o alternador quando atingir a marca dos 150.000 a 250.000 quilómetros percorridos, sendo que este número irá variar de modelo para modelo. Nos modelos mais recentes, tende a degradar-se mais rapidamente uma vez que estes automóveis têm mais componentes eletrónicas que se alimentam do alternador.
Recomendamos que confie o processo de substituição do alternador à nossa equipa, se sentir que não tem os conhecimentos ou experiência para o fazer de forma autónoma. Contacte-nos para um pedido personalizado!
Se verificou que o seu alternador não está nas melhores condições, recomendamos que se dirija à nossa oficina para que o possamos substituir.
Uma vez que o alternador é um sistema com várias peças, a avaria pode eventualmente ocorrer em qualquer uma delas: rotor, estator, placa retificadora, regulador de tensão e os rolamentos. Um problema no alternador, ou em qualquer destas peças, poderá ser confundido com um desgaste da bateria do carro, já que existem sintomas comuns às duas componentes:
Existem outras falhas comuns que poderão ter como origem uma falha no alternador, como por exemplo, a intermitência de iluminação dos faróis, a luz da bateria estar constantemente a ligar e a desligar, falhas no ar condicionado, vidros elétricos com comportamentos anormais e outros ruídos que poderão ser oriundos dos movimentos do motor.
De forma a poupar dinheiro nas suas manutenções, existe um conjunto de boas práticas para manter o seu alternador em ótimo estado de conservação e, consequentemente, aumentar a sua longevidade. Deverá verificar regularmente as seguintes componentes:
Tem alguma questão sobre o alternador do seu carro? Entre em contacto connosco. Temos uma equipa de especialistas pronta para avaliar o seu problema para que não tenha de passar por este processo sozinho!
Rua Padre Francisco, 20-A e 20-C
1350-226 LISBOA
Telefone: 213 931 330
Fax: 213 931 333
Coordenadas GPS:
38º 42’ 56’’ N
9º 10’ 7’’ W
Rua Correia Teles, 73
1350-095 LISBOA
Telefone: 213 884 451
Coordenadas GPS:
38º 43’9’’ N
9º 10’ 7’’ W
08h00 – 19h00 (segunda a sexta)
08h00 – 13h00 (sábado)